Uma placa oficial do município de Porto Alegre, que exalta a família como “Pai, mãe e filhos: um modelo simples e distinto repetido infinitamente em toda a natureza”, está novamente exposta em um movimentado cruzamento da cidade.
A pedido da secretária de Desenvolvimento Social, Comandante Nádia (MDB), o encontro das avenidas João Pessoa e Princesa Isabel voltou a receber o título de Esquina da Família. A placa havia sido vandalizada e, até o final de janeiro, não estava mais no local.
– Ela tem um sentido de reposição dos valores, reposição da nossa cultura, reposição das coisas que nós de Porto Alegre tanto cultuamos e cuidamos – disse Nádia em um vídeo gravado naquela esquina e publicado no Facebook.
Questionada pela coluna se, ao exaltar um modelo único, a placa não poderia agredir quem defende outros formatos de família, a secretária ponderou:
– Uma família pode ser pai com pai, mãe com mãe, ou às vezes só de uma mãe. Mas não podemos tratar a exceção como regra. E a regra é pai e mãe.
A lei que batiza o cruzamento da João Pessoa com a Princesa Isabel como Esquina da Família, de autoria do ex-vereador João Antônio Dib (PP), foi sancionada em 2000 pelo então prefeito Raul Pont (PT). Antes de ser vandalizada, em 2009, a placa tinha o mesmo texto de agora. Por telefone, Pont disse não lembrar de ter assinado o texto:
– Mas, se foi sancionada, está sancionada. Na época, não havia essa polarização que existe hoje e, obviamente, essa é uma placa totalmente superada.