Quinze litros de tinta, sete sessões de pintura, 12 horas de trabalho por encontro e voilá: está pronta a nova cara do posto da Brigada Militar na Redenção. Sem pedir nada em troca, seis artistas do brique transformaram as antigas paredes cinza em obras de arte coloridas.
– O posto ficou dois anos fechado e, agora, precisávamos deixar claro o quanto ele é importante para nós – diz a artista plástica Solange Trindade, que montou um mosaico de pequenos azulejos no entorno da porta principal.
De fato, enquanto o local estava interditado, entre 2016 e 2018, a comunidade sentiu tanta falta que, antes da reabertura, em julho passado, as pessoas doaram frigobar, ar-condicionado e todo tipo de mobília à Brigada Militar. Mas o tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, hoje chefe do Comando de Policiamento da Capital, achava que algo ainda faltava.
– E agora está ficando completo. Transformar aquele prédio em um ponto de encontro chamativo, aproximando a corporação das pessoas, era uma missão que eu levava comigo – orgulha-se ele.
Além de uma porta de vidro, só falta um brasão imenso que lojistas do bairro vão instalar na fachada.
A expectativa é de que até a metade de março a Brigada promova um evento de reinauguração do posto. Deve ser uma festa com alegria e arte – bem no clima das novas paredes.