Confirmado. Depois de um par de anos em silêncio no Réveillon, Porto Alegre terá de novo a festa da virada – desta vez no espaço público mais badalado da Capital: a revitalizada orla do Guaíba, responsável por injetar autoestima e vibração na cidade neste ano que se despede.
– Não será o maior Ano-Novo de todos os tempos, mas há um esforço gigantesco para devolver essa data à população – diz o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.
Ele reconhece que o processo de captação de patrocínio começou tarde – não faz um mês e meio – e promete uma festa “mais profissional” no Réveillon seguinte. Mas adianta uma série de atrações para esta edição.
No deque da nova orla, shows de rock, pop, samba e sertanejo vão começar no meio da tarde. O prefeito Nelson Marchezan deve anunciar pessoalmente as bandas nos próximos dias, inclusive o show principal, de um conhecido grupo gaúcho.
Além da queima de fogos à meia-noite, com o tradicional baile de Ano-Novo invadindo a madrugada, o evento terá food trucks e o retorno do Recanto Místico – que costumava gerar filas enormes de gente em busca das previsões de tarô e búzios. Ainda haverá cabeleireiros e manicures oferecendo serviços gratuitos à população mais pobre.
Alabarse vai atravessar a semana se reunindo com patrocinadores, comerciantes, polícia e EPTC. Se não será o maior Réveillon de todos os tempos, que seja o melhor possível para 2019 entrar bem.