Para resolver o problema de superlotação do mirante Olhos Atentos – monumento que virou sensação da nova orla do Guaíba –, a prefeitura pretende instalar uma espécie de corrimão dentro da plataforma.
Assim, as pessoas só conseguiriam transitar pelas bordas da estrutura, e não mais no miolo dela. Isso reduziria a quantidade de gente circulando ao mesmo tempo no local.
A proposta foi elaborada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, a partir de um estudo solicitado pela Secretaria da Cultura. A inspeção também concluiu que o mirante suporta até 30 pessoas – na placa instalada ao lado da plataforma, a informação é de 20 pessoas.
Há duas semanas, a estrutura chegou a ser interditada devido ao número de pessoas que subiam nela. O acesso, então, passou a ser controlado por servidores da Guarda Municipal.
Segundo o coordenador da Memória Cultural, Eduardo Hahn, a intervenção no mirante ainda precisa ser aprovada pelo autor do monumento, o artista paulista José Resende. Ele criou a instalação em 2005, quando a Bienal daquele ano doou a obra para o município. Depois de quase uma década inutilizada pela ferrugem, a obra foi restaurada para a abertura da orla.