Prevista para ser entregue no próximo mês, a obra de revitalização do Largo dos Açorianos, na região central de Porto Alegre, se encaminha para a conclusão. O fim dos trabalhos já foi adiado duas vezes entre a metade de 2017 e o início deste ano.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, a concretagem dos espelhos d'água já está em fase final — o espelho identificado como número dois, próximo à Avenida Borges de Medeiros, deve ser entregue primeiro. As equipes também trabalham na construção do calçamento, do talude e das arquibancadas à margem do espelho um, junto à Ponte de Pedra.
Com a finalização da parte estrutural, a obra avançará para a fase de acabamento, que deve ter início com a instalação da iluminação pública. Por fim, será ativada a parte hidráulica, que encherá os dois espelhos com água. Nesta fase, será finalizada também uma imensa queda d'água, que levará a água do espelho de número dois para o de número um – nas imagens, ela pode ser vista como uma imensa caixa de madeira.
Iniciada em 2016, a revitalização do Largo dos Açorianos já teve duas fases concluídas: a primeira resultou nas melhorias no Monumento aos Açorianos; e a segunda na restauração da Ponte de Pedras. Com orçamento inicial previsto para R$ 4,68 milhões, a obra deve ser finalizada ao custo de R$ 5 milhões. A prefeitura segue buscando por empresas interessadas em fazer a manutenção do espaço após a conclusão das obras, mas informa que ainda não foi encontrou interessados.