– O pessoal lembra da cerveja, do trevinho, da cor verde, lembra até do duende, mas quem lembra do santo?
Foi depois da provocação do designer Lucas Gelásio, 26 anos, que um grupo de amigos católicos decidiu levar à festa de Saint Patrick's Day, no próximo sábado, a mensagem do homem que batiza a data. Padroeiro da Irlanda, Patrício (ou Patrick) foi vendido como escravo no século 5, conseguiu fugir daquele país, mas depois voltou para catequizar o povo que o havia escravizado. Sagrou-se assim um dos grandes pregadores do cristianismo.
– Vamos distribuir o trevo que todo mundo conhece, mas agora explicando. Patrício usava essa planta para apresentar aos celtas a Santíssima Trindade, que é um conceito difícil: três pessoas em um só Deus. Uma folha ele usava para falar do Pai, outra para falar do Filho, outra para falar do Espírito Santo – conta Lucas, que fechou parceria com o Mulligan, na Padre Chagas, para realizar a ação nas imediações do bar.
Os amigos ainda convidaram o padre Laênio Francisco Custódio, da Paróquia Coração de Jesus, para dar a bênção da cerveja aos notívagos – o ritual existe mesmo, não é uma piada, foi inclusive publicado no livro litúrgico da Igreja, há 400 anos, pelo papa Paulo V.
– Também vamos levar a Oração de São Patrício às pessoas. É uma ótima oportunidade para defender a fé e propagar a Palavra – acredita Lucas.