Será lançada nesta sexta-feira (23), às 16h, no Paço Municipal, a segunda edição do Caminho de Porto Alegre. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, realizado na Europa, o evento ocorre em 22 de abril e consiste em uma caminhada contemplativa, que passa por diferentes pontos turísticos e religiosos da Capital.
Com organização da Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) e o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (Frentur) e do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o passeio percorre 21 quilômetros da cidade, partindo do Centro Histórico e chegando à Zona Sul. Entre os pontos visitados, estão a Catedral Metropolitana, a Igreja das Dores, a orla do Gasômetro, o Museu Iberê Camargo e o Monumento a Mãe Oxum.
Para o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frentur, o principal objetivo do Caminho de Porto Alegre é incentivar o turismo religioso e cultural.
— Porto Alegre tem muitos lugares bonitos e que não são aproveitados. Queremos que os porto-alegrenses curtam mais a cidade e que turistas venham para fazer a caminhada — avalia.
Os interessados poderão se inscrever a partir de sexta, pelo site acasargs.com.br. Os 300 primeiros inscritos receberão um kit que inclui camiseta, credencial, certificado, barra de cereais e água. A organização destaca que haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo do trajeto.