Ponto de encontro da torcida colorada em 2009, quando uma multidão vermelha marchou até o Beira-Rio para festejar o centenário do clube, a Praça Sport Club Internacional hoje é um matagal abandonado no limite entre os bairros Azenha e Cidade Baixa.
– O pessoal caminhava ali todo dia, as crianças iam jogar bola. De uns meses para cá, nunca mais teve nada, porque o mato já chegou à minha altura: está com mais de 1m70cm – reclama o empresário Leonardo Camerini, morador de um prédio na frente da praça, que tem lixeiras e bancos quebrados e virou reduto de sem-teto.
Situada ao lado do Hospital Porto Alegre, a área ganhou o nome do Inter porque o primeiro campo de futebol do clube, no início do século 20, ficava exatamente ali – era o Campo da Rua Arlindo. Em 2009, durante a festa que reuniu centenas de colorados no local, a direção do Inter assinou um contrato de adoção da praça.
O clube, então, ficava responsável pela limpeza e pela manutenção da área. Mas, como o contrato não foi renovado no ano seguinte, a conservação do local voltou aos cuidados da prefeitura – que, como a gente já sabe, tem como marca negativa neste ano a falta de serviços básicos, entre eles o corte de grama.
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que trabalha em um novo contrato para aumentar a frequência da capina das empresas terceirizadas. A última vez em que a Praça Sport Club Internacional teve sua grama cortada, segundo a prefeitura, foi em setembro – a próxima capina deverá ser em janeiro.
Veja fotos da praça: