O restauro da obra Namorando o Pôr do Sol, partida ao meio após um temporal e a queda de uma árvore em 9 de novembro, deve ser entregue em até 10 dias. A previsão é da autora da escultura, a artista plástica Maria Tomaselli, que está trabalhando na restauração desde o início da semana.
– Até o Natal, com certeza estará pronta. Mesmo que a gente tenha de trabalhar dia e noite – afirma.
Há um esforço conjunto para recuperar rapidamente a obra que é o xodó do calçadão de Ipanema desde 1993. A prefeitura enviou equipamento e funcionários para reerguer a escultura, que havia tombado, e fez uma avaliação das condições do solo no local.
Já o grupo de artesãos do Brique de Ipanema doou cimento cola, areia, brita e azulejos, além de pagar um auxiliar de pedreiro para ajudar na obra. Maria vai bancar o restante do material e outros três funcionários, com custos estimados em R$ 4 mil.
— Eu nasci e me criei em Ipanema, então quero ver o bairro funcionando bem. E ainda trabalho na área da cultura. Para mim, é fundamental que nossas obras de arte estejam intactas — diz Marcia Morales, presidente da Associação Cultural dos Amigos do Artesanato Guarisse, que articulou a mobilização dos artesãos.