Depois que a coluna mostrou o caso de uma escada no meio da calçada na Rua Mariante, em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) acionou técnicos para buscar uma solução para o problema. A prefeitura estuda transformar o trecho da ciclovia junto à elevação em um espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres.
Nesta terça-feira, a arquiteta Alda Gislaine Rocha da Silva, coordenadora do setor de engenharia da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, encaminhou sugestões à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Em vistoria no local, ela verificou que é necessário rebaixar a calçada alguns metros antes da escada, no sentido Goethe-Protásio Alves, para possibilitar o acesso de cadeirantes à ciclovia.
Consultada pela coluna, a diretora técnica da EPTC, Carla Meinecke, confirmou que a ciclovia compartilhada é uma alternativa possível. Placas de sinalização e pintura no pavimento terão de ser de instaladas para alertar sobre a circulação de pedestres no trecho.
Ainda não há prazo para a execução do projeto.