Pipoqueiro há quase duas décadas, Márcio Dias, 44 anos, viu sua fonte de sustento ser consumida pelas chamas no último feriado. Por volta das 19h de quinta-feira (2), sua carrocinha pegou fogo na Praça da Encol, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. A suspeita é de que tenha ocorrido superaquecimento da estrutura.
Os bombeiros foram acionados e conseguiram apagar o incêndio rapidamente, mas nada se salvou: além da carrocinha, três panelas de pipoca e três caixas térmicas foram destruídas. Márcio também perdeu o dinheiro das vendas do dia – ele nem chegou a contabilizar o valor.
– Tenho dois filhos pequenos, e a carrocinha é meu ganha-pão. Imagina, de uma hora para outra, ela estar virada em nada. Foi um baque total – diz Márcio, que mantém o ponto na Praça da Encol há 12 anos.
Sensibilizados com o prejuízo do pipoqueiro, frequentadores do local rapidamente se mobilizaram para ajudá-lo. Desde quinta, duas vaquinhas online já arrecadaram, juntas, mais de R$ 7 mil. A meta é chegar a R$ 10 mil, valor necessário para a compra de novos equipamentos e para fabricação de uma carrocinha semelhante à antiga, feita 100% de Inox.
– A pipoca do Márcio é uma referência na praça. Ele é sempre muito atencioso, solícito, atende bem os clientes – elogia o administrador Gustavo Sana, criador de uma das vaquinhas. – Me coloquei no lugar dele. Imagina se fosse meu negócio pegando fogo? Há uma família que sobrevive daquilo.
Por enquanto, Márcio está improvisando o atendimento com uma carrocinha emprestada de um amigo. Ele se diz surpreso com os gestos de solidariedade:
– Eu não pedi nada, o pessoal que se prontificou a me ajudar. Descobri que eles gostam do meu atendimento, porque estou sempre sorrindo e brincando. O sentimento é de gratidão – resume o pipoqueiro.
Para colaborar, basta acessar bit.ly/vaquinha1 ou bit.ly/vaquinha2.