Uber e Cabify estudam "medidas jurídicas" contra os responsáveis pela conta do RadarBlitzPOA no Twitter. Com 288 mil seguidores, a página – dedicada a alertar motoristas embriagados sobre a localização das blitze em Porto Alegre – tem publicado posts como se fossem anúncios das empresas de transporte.
Os posts exibem imagens de divulgação e logotipos das empresas acompanhados de textos como este: "Experimente um novo jeito de se locomover em POA. Vá de Cabify com o código xxxxxx e ganhe R$ 15 de desconto na primeira corrida". Não é uma promoção, como parece. É uma forma de o próprio proprietário do RadarBlitzPOA ganhar descontos sempre que alguém usar o código divulgado por ele.
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"Qualquer usuário do serviço, ao oferecer seu código para um amigo, também recebe um desconto quando a pessoa o utiliza na primeira corrida", lembrou a Cabify em nota à coluna. Tanto a Uber quanto a Cabify não querem suas imagens associadas a uma página que dificulta o trabalho dos órgãos fiscalizadores.
A Uber garantiu que jamais anunciou no RadarBlitzPOA. "A Cabify reitera que não anuncia e é totalmente contra páginas que denunciam blitz, uma ação de extrema importância para a sociedade", completou a concorrente em nota. As duas empresas disseram que vão tomar as medidas cabíveis nos próximos dias.