Ganha ares de chiqueiro um dos locais mais emblemáticos da nossa história. A Capital cresceu em volta da Ponte de Pedra, que mais tarde virou um monumento à memória da cidade e tornou-se a cara de Porto Alegre – construída entre 1846 e 1848, atravessou mais de século inspirando pintores e fotógrafos.
Pois vejam nas fotos a cara de Porto Alegre hoje. Onde havia um espelho d'água, resta um terreno esburacado, tomado por lama, mato e água parada. O governo José Fortunati iniciou uma revitalização do Largo dos Açorianos, prometida primeiro para 2016 e, mais tarde, para julho deste ano.
Abandonada, a obra agora nem tem mais prazo para conclusão. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio de nota, disse o seguinte: "Devido à suspensão de todos pagamentos de 2016 (estando em atraso ou não), e com a revisão de todos os contratos das empresas terceirizadas (conforme decreto do prefeito Marchezan), estamos reavaliando as empresas prestadoras de serviços a fim de garantir um melhor atendimento à população e um menor custo de serviços".
A Smam garantiu que a revitalização do largo está em andamento, embora em ritmo mais lento. Só que a coluna foi ao local e viu só um funcionário. Caminhando.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
Não importa o seu lado: o slogan "Armas pela Vida" não faz sentido
Pacote de Marchezan vai restringir isenções na passagem de ônibus
VÍDEO: o buraco de rua que precisa de uma escada para ser explorado