Em um grupo do WhatsApp de governadores brasileiros, Wellington Dias, do Piauí, ouviu falar de um condomínio leiteiro no interior do Rio Grande do Sul. Em férias com a família em Gramado, nesta semana, o governador nordestino interrompeu o descanso para conhecer a experiência no Vale do Taquari. Construído pela Dália Alimentos, da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), o projeto envolve quatro condomínios com ordenha robotizada em Arroio do Meio (foto), Nova Bréscia, Roca Sales e Candelária – esse último será inaugurado em fevereiro de 2017.
– O modelo une pequenos produtores, em busca de mais produtividade e qualidade de vida – explica Gilberto Piccinini, presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos.
Na visita ao condomínio de Arroio do Meio, o governador do Piauí conheceu a estrutura que abriga 191 animais, três robôs e cinco funcionários. A produção envolve 13 famílias. A produtividade tem sido de 3 mil litros por dia. No total, os empreendimentos receberam R$ 20 milhões, financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
No mesmo modelo de produção associativista, a Dália Alimentos está investindo em unidades avícolas em nove municípios do Vale do Taquari.