Depois do Brexit, fatos, digamos assim, animados, não param de acontecer na cena política inglesa. E a mais recente novidade está nos palcos. Ed Balls, que já foi ministro da Educação, ministro das Finanças, deputado trabalhista e o conselheiro mais próximo e fiel do primeiro-ministro Gordon Brown, participa do Strickly come dancing.
O programa da BBC é aquele da competição de casais em diferentes estilos de dança de salão.
*
Esqueça qualquer desavença política, mas Ed Balls estar fazendo piruetas aos sábados à noite em horário nobre seria mais ou menos o equivalente a Antonio Palocci, depois de deixar o governo, participar da Dança do famosos do Faustão.
*
Na Inglaterra, para todo ministério oficial, um outro é formado por políticos da oposição, que funcionam como uma espécie de fiscais. Eles são chamados de "ministros-sombra". Pois o dançarino Balls era recentemente o "ministro-sombra" das Finanças e nas últimas eleições não se reelegeu deputado. Fora da vida política, reapareceu agora dançando o chá-chá-chá, e seu desempenho caiu nas graças do público.
*
Até que ele não faz feio no palco, mas há várias duplas melhores. O que ninguém consegue entender é por que ele agrada tanto. Uma tese vencedora pode ser a empatia que gera no público a coragem de Balls em se expor nas pistas sem medo de ser feliz. Porque pode ser, sim, uma jogada de marketing para voltar à mídia, mas Balls sempre gostou de dançar, como mostram muitos vídeos que circulam na rede. Campeão do show televisivo dificilmente ele será, mas já é dele o troféu queridinho.
Festa dos incendiários
Se passar este fim de semana em Londres, não se assuste com a quantidade de fogueiras armadas em parques e festas de rua e de fogos de artifício espocando em pontos diversos da cidade.
Dia 5 de novembro, sábado, é a Bonfire Night, a "Noite das Fogueiras". A festança tem um histórico curioso, que data de 1605, com o fim da Conspiração da Pólvora. Naquela noite, foi capturado Guy Fawkes, participante de um complô para matar o rei protestante Jaime I e explodir o Parlamento inglês. Fawkes, católico convertido e um especialista em explosivos, foi descoberto com o material no prédio, torturado e morto por traição.
Até hoje, a cidade festeja o fracasso do golpe. Há festas nos parques, e entre os mais famosos estão o Battersea, com feira ao ar livre, uma imensa fogueira e show de fogos de artifício à beira do Tâmisa. Em Richmond, no ano passado, o show de fogos foi todo ao ritmo de sucessos de Michael Jackson. Mas, lembre-se, é programa típico inglês: ao ar livre mesmo com frio ou chuva. Então, vestimenta adequada é questão de sobrevivência.
Pra inglês ver
Fique ligado em especiais da programação do mês.
Diwali
5 de novembro
O Festival Hindu das Luzes tem intensa programação nas redondezas do Observatório Real de Greenwich. A festa se inicia de manhã e, à noite, o encerramento é com uma procissão de luzese a banda Bollywood.
O olho radical: Fotografia modernista da coleção de Sir Elton John
10 de novembro
O cantor é dono de uma riquíssima e ainda pouco conhecida coleção de fotografias, e 150 delas estarão na Tate Modern. São imagens das décadas de 1920 e 1950, de André Kertész, Tina Modotti, Man Ray entre outros.
Brexit, o musical
16 de novembro
Se fosse no Brasil, viraria samba; como é na Inglaterra, o Brexit virou musical. E o espetáculo estreia no Canal Café Theatre com muito humor e todos os personagens principais, Boris Johnson, David Cameron, Michael Gove fazendo as trapalhadas que deixaram o Reino nesta confusão.