Tradicionalmente, os mais recentes primeiros-ministros ingleses encerram seus mandatos com uma lista de pessoas a serem agraciadas com o título de cavaleiro ou dama da Rainha. Com David Cameron não foi diferente. O problema, que está dando o maior bafafá, é que a lista de Cameron vazou, expondo o fato de ele ter priorizado escancaradamente pessoas muito próximas, como os dois principais doadores de seu partido ou os principais homens de seu governo, líderes da campanha derrotada pela permanência na União Europeia. Para surpresa geral, o premier incluiu na lista a personal stylist de sua mulher.
*
A lista precisa ser aprovada por um comitê e poderia, em tese, ser rejeitada pela atual primeira-ministra – que já declarou que não fará nenhuma interferência. Os novos cavaleiros e damas da Rainha devem ser conhecidos até o fim do mês.
Pirâmide no parque
Os Jardins de Kensington ganharam uma gigantesca pirâmide de cubos. O projeto é do arquiteto Bjarke Ingels, dinamarquês que comanda o incensado escritório de arquitetura BIG.
A estrutura fica ao lado da Serpentine Gallery, galeria de arte na área central do Hyde Park e que há 16 anos, anualmente, convida um arquiteto renomado para montar um pavilhão de verão. Zaha Hadid abriu o projeto, que já teve Sou Fujimoto, Herzog & de Meuron com Ai Weiwei; Jean Nouvel, Frank Gehry, Alvaro Siza com Eduardo Souto de Moura e Oscar Niemeyer.
O projeto deste ano é composto por uma imensa pirâmide de 1.802 cubos de fibra de vidro vazados. Isso, olhando de fora. Para quem a visita, a impressão é de uma caverna furada, com um café da Harrods na área central – para uma parada estratégica em que o visitante possa contemplar a engenhosidade da estrutura. O pavilhão de verão, desta vez, veio acompanhado de mais quatro estruturas de menor proporção, a poucos metros da principal, projetadas por Kunlé Adeyemi, Barkow Leibinger, Yona Friedman e Asif Khan.
*
O pavilhão de verão da Serpentine ficará aberto ao público até outubro, como espaço para eventos e lazer. O arquiteto responsável, Ingels, tem outro projeto famoso em andamento. Na cidade de Billund, na sua terra natal, a Dinamarca, ele está construindo a Casa Lego, na sede da empresa. Um prédio de blocos nos moldes de Legos e que no seu interior abrigará a história da marca de brinquedos, mas, claro, com atrações. A empresa espera receber 250 mil visitantes por ano.
Pra inglês ver
A programação de verão em Londres inclui praia artificial e uma corrida beneficente de pessoas nuas. Confira:
Até 23 de agosto
*Camden Beach: uma praia artificial, com 150 toneladas de areia, é a atração em Camden, um dos bairros mais ecléticos e animados de Londres. A entrada é franca e você pode jogar pingue-pongue, comer churrasco e até, se o tempo colaborar, tomar banho de sol.
Até 2 de setembro
* Mostra reúne as fotos da premiação do Fotógrafo de Viagem do Ano em 2015. Profissionais de mais de cem países participam. A exposição, com registros incríveis de cenas pelo mundo, tem entrada franca na Universidade de Greenwich.
Até 31 de agosto
*Semana da criança: para aproveitar as férias escolares, os principais teatros com atrações infantojuvenis dão, para cada adulto que comprar seu ingresso a preço normal, uma outra entrada de graça, válida para menores de idade.
Até 10 de setembro
*Transmissão da Olimpíada do Rio: oito telões estão espalhados por Londres para que torcedores possam assistir juntos às competições. Um deles, à beira do Tâmisa, tem uma linda vista da London Tower.
11 de agosto
*Corrida de Tigres: a corrida beneficente é realizada às 19h dentro do zoológico de Londres. A inscrição, a R$ 100, dá direito a uma máscara de tigre para que os participantes mais recatados cubram as partes íntimas. Ah, sim, detalhe importante: os competidores correm nus.
21 de agosto a 12 de novembro:
*O anfitrião: estreia da peça de John Osborne com o ator Kenneth Branagh (foto acima) no elenco, no papel que consagrou Laurence Olivier no cinema em Vida de solteiro (1960). No Teatro Garrick.