A vinda a Porto Alegre no final deste mês de NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS (foto acima) vai representar uma dupla efeméride para FRANÇOISE FORTON: a atriz de 59 anos, que está completando cinco décadas de carreira em 2016, fará em solo gaúcho a 300ª apresentação do musical pocket. O espetáculo – que estreou no Rio de Janeiro, em 2012 – estará no palco do Theatro São Pedro entre os próximos dias 22 e 24.
Françoise contracena com MAURÍCIO BADUH na montagem do texto deArtur Xexéo, que tem direção por Jacqueline Laurence. A história dos personagens que se reencontram após 20 anos no mesmo café de Paris onde se conheceram é permeada por músicas francesas – como La mer, Et maintenant e mais uma dezena de clássicos da chanson. A peça terá tradução de libras – e um workshop gratuito para atores profissionais está na agenda da atriz durante sua temporada por aqui.
Leia também
Acústicos & Valvulados e mostra sobre David Bowie no Dia Mundial do Rock
Joe Satriani vem a Porto Alegre em dezembro
Warner divulga as novas artes com os supervilões de "Esquadrão suicida"
Para homenagear a estrela, a coluna selecionou alguns momentos marcantes de sua carreira no teatro, no cinema e na TV. No nosso álbum de recordações, tem desde a estreia da pitoca Françoise aos oito anos, em Brasília, atuando em uma montagem de teatro amador de A menina e o vento, de Maria Clara Machado, até o sucesso como a personagem Meg da novela Por amor (1997), de Manoel Carlos.
Aos 13 anos, Françoise participou de Marcelo zona sul (1970), um dos primeiros filmes direcionados ao público infanto-juvenil no cinema brasileiro – longa que também lançou o ator Stepan Nercessian. Em 1976, a atriz fez sua primeira protagonista na novela Estúpido cupido, encarnando Tetê, a encantadora aspirante a Miss Brasil da pequena cidade fictícia de Albuquerque.
No currículo da artista estão mais de 45 peças, 32 novelas, nove longas-metragens e participações em minisséries e seriados.