Libertadores, Libertadores... é um torneio mágico, em que a técnica, por vezes, fica em segundo plano. São jogos sempre decisivos, muitas vezes tudo se decide no detalhe. O emocional pesa muito. Já vimos isso tantas vezes... Buenas, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, disse que, com a ótima atuação do Grêmio contra o Juventude no domingo, de altíssima densidade ofensiva, o time gaúcho poderia amontoar cinco gols no próximo adversário - evidente exagero, claro, mais uma frase de efeito para incentivar os jogadores a manterem a pegada. Romildo, um homem cordato e vocacionado ao diálogo, não menosprezava o Rosario Central, mas é evidente que o clube argentino, de alguma forma, não deixaria de se aproveitar da declaração. Tiraram-na de contexto e trataram de capitalizá-la. Jamais esse "incêndio" de ânimos viria de um site oficial do clube. Já um site de torcida pode tudo, ninguém se responsabiliza. O inesperado incentivo era muito oportuno. Veja só o que diz site da torcida e, mais abaixo, o jornal Olé:
E o Olé também, no seu estilo irreverente, não deixou passar:
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
A coluna foi até seu interlocutor esportivo em Rosario, o estudante de jornalismo esportivo Iair Iugt, que é argentino de Buenos Aires, mas viveu em Porto Alegre durante seis anos - até dezembro passado. Perguntou-lhe como está o clima entre os rosarinos. Afinal, ninguém quer uma guerra, apesar da tensão típica das oitavas de uma Libertadores.
Eis o que diz o Iair:
"O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan não foi feliz nas suas declarações sobre fazer cinco gols no Rosario Central. Isso gerou uma repercussão negativa aqui em Rosario. O presidente gremista, incendiou e ao mesmo tempo motivou o time rosarino, que sem duvida jogará para demonstrar que o Romildo estava errado nas suas declarações. Eduardo Coudet, técnico do Central disse hoje, na coletiva de imprensa, que o pensamento dele é que se tome cuidado, mas acredita na importância de marcar como visitante."
Valeu Iair!
Para acalmar os ânimos, saiba de uma história curiosa. No final dos anos 1970, o Central teve um goleiro que usava a camiseta do Grêmio. Ricardo "Oso" Ferrero JOGAVA NO CENTRAL USANDO A CAMISETA DO GRÊMIO!!! Ferrero morreu em 16 de novembro do ano passado, aos 60 anos. Eis ele aqui:
Outra foto de "Oso" Ferrero, com todo o time:
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
Aproveitando que a coluna abre espaço para o futebol (nunca se esqueça, a coluna trata de América Latina, o que justifica ainda mais a abordagem do futebol, por se tratar de Libertadores), veja o gol fantástico feito pelo ex-gremista Maxi Rodríguez pelo Pañarol, num chute do meio-campo. Pena que, por aqui, o Maxi sempre teve esses lampejos, mas nunca os sustentou. Pena!
O lindo gol (o Maxi fez dois dos três gols do Peñarol neste jogo):