A informação vem da ONU: de 23 a 27 de maio, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) realizará, na Cidade do México, seu 36º Período de Sessões – o encontro bienal mais importante do organismo, que reúne sempre representantes dos 45 países-membros e 13 associados para debater as atividades de cooperação na região. Neste ano, a Cepal colocará a busca pela igualdade e os novos Objetivos Globais da ONU no centro dos debates. Conforme a secretária-executiva da agência do organismo regional, Alicia Bárcena, as discussões serão baseadas no documento “Horizontes 2030: A igualdade no centro do desenvolvimento sustentável”. A proposta dá continuidade à chamada “trilogia da igualdade”, composta pelas publicações “A hora da igualdade: brechas por fechar, caminhos por abrir”, de 2010; “Mudança estrutural para a igualdade: uma visão integrada do desenvolvimento”, de 2012; e “Pactos para a igualdade: rumo a um futuro sustentável“, de 2014. Esses documentos foram apresentados em sessões anteriores da Cepal.
– Para nosso país, é muito importante acolher o Período de Sessões da CEPAL e receber os representantes de toda a região para discutir temas de desenvolvimento e igualdade, especialmente de gênero – assegura a secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu.
A abertura do encontro terá a participação do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Também estarão presentes os chanceleres e outras autoridades de todas as nações integrantes da Cepal, assim como representantes de organismos internacionais, das Nações Unidas e da sociedade civil.