Preocupações da imprensa britânica em relação ao aumento em 35% da plataforma continental argentina, que passa a incluir as Malvinas.
The Times:
"Buenos Aires não pode expor suas reivindicações sobre as Malvinas (sic) com base em uma investigação da ONU, que se baseia em geografia e geologia, em vez de título legal . Isso não seria garantia suficiente para os ilhéus. É claro que esta decisão afeta a vida de plataforma continental de peixes e pesca demoluscos nas ilhas e torna a exploração de petróleo incerta no fundo do mar " .
Daily Telegraph:
Decisão emitida pela comissão da ONU "pode dar certos direitos aos argentinos sobre os recursos da plataforma continental, como o petróleo", diz o jornal. E continua: "O novo governo dificilmente vai reclamar a soberania sobre as ilhas, mas a decisão irá incentivar os mais nacionalistas".
Nota do colunista: o Daily Telegraph está equivocado em suas suposições. O atual governo argentino (como, aliás, todos os argentinos) pretende, sim, dialogar sobre as Malrinas. Deve propor uma solução de administração compartilhada em transição para nosso status em relação às ilhas.