O bairro Les Halles, ancorado no coração de Paris, prepara-se para ganhar cara nova a partir do próximo dia 5. Depois de cinco anos em obras, será inaugurada a primeira e principal parte de seu novo complexo, em uma ampla metamorfose do atual Forum Les Halles para a Canopée: uma gigantesca folha de vidro e de aço cobrindo novos espaços culturais e comerciais.
O Halles e seu mercado de rua datam do início do século 12, mas foi no final do 19 que a área recebeu uma estrutura metálica projetada pelo arquiteto Victor Baltard e foi também eleita como cenário do romance Le Ventre de Paris (1873), de Émile Zola. Nos anos 1970, o local se transformou em um centro comercial subterrâneo, mas sem nunca ter sido realmente aprovado nem pelos parisienses nem pelos turistas, tornando-se inclusive foco de delinquência e de tráfico de drogas.
Patrick Berger e Jacques Anziutti, autores do novo projeto arquitetônico, procuraram dar mais transparência e luminosidade. Haverá 45 novos comércios, num total de 155 lojas, mas também cinco novos ambiciosos centros culturais, como uma midiateca, um conservatório de artes e música e um espaço para a prática da cultura hip-hop. O bairro é a primeira porta de entrada de Paris: suas estações de metrô urbanas e suburbanas acolhem diariamente 750 mil passageiros – a maior da Europa –, e este labirinto também será reformado e arejado. Estimado a um custo de 1 bilhão de euros, o complexo será finalizado em 2018.