Logo depois de o Inter perder seu primeiro jogo no Beira-Rio neste Brasileirão, a Rádio Gaúcha fez uma enquete no Esportes ao Meio-Dia e no Sala de Redação perguntando se Odair Hellmann deveria ficar ou sair para 2019. A permanência do treinador foi aprovada por mais de 70% dos votantes. Uma enquete, você sabe, não tem rigor científico, mas serve como bom indicador de um determinado contexto. Embora os críticos de Odair Hellmann façam mais barulho, uma vez que se expressam após uma derrota, a maioria silenciosa entende, sensatamente, que o técnico precisa ficar porque, afinal, conduz uma campanha muito acima das melhores expectativas dos colorados no ano.
Para a próxima temporada, Odair dispõe de uma base consistente de time. Seriam sete jogadores cuja titularidade ninguém discute: Lomba, Moledo, Cuesta, Dourado, Edenilson, Nico e Damião dão a Odair a certeza de que não precisa se preocupar com eles. A rigor, faltariam dois laterais, um ou dois meio-campistas e um atacante para definir uma equipe titular. Outros três ou quatro reforços deveriam vir, no mundo ideal, para melhorar o elenco diante de uma temporada que será mais desgastante para o Inter do que esta que termina.
Antes de projetar o futuro, porém, o time precisa reapresentar um padrão de performance que garanta vitórias sobre Fluminense, na noite deste domingo (25), no Beira-Rio, e Paraná, na última rodada. Se Odair tirasse do time, de uma só vez, Iago e Patrick, não estaria cometendo nenhuma injustiça. Até se resolvesse devolver D'Alessandro ao banco, o treinador teria suas razões. Houve queda geral de produção coletiva, o que por sua vez acontece quando mais de um jogador, individualmente, tem quebra de desempenho.
O Fluminense vive dias infernais. Não está livre do rebaixamento, ainda que haja times inferiores mais perto da linha do Z-4. Os jogadores do Flu, na segunda-feira passada, comentavam com seus colegas do Ceará sobre o atraso de cinco meses nos direitos de imagem e três meses no valor de carteira. É uma situação que beira o insustentável. Se perder para o Inter, o que parece bem razoável, o Fluminense vai para a última rodada com tudo em aberto. No pior sentido da expressão. Vencendo, o Inter define de vez sua presença na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.