Não bastasse o fator local, sempre importante quando se enfrentam times com semelhança técnica, há o encaixe do Inter contra os desfalques do Grêmio. Não se trata de um favoritismo de virar em dois e acabar em quatro. Um clássico raramente terá uma equipe tão melhor do que a outra a ponto de ser impossível imaginar a vitória do desafiante da hora. A longa e linda história dos Gre-Nais já registrou muitas vezes o sucesso improvável de quem vinha jogando nada. Salto alto do derrotado, superação do vencedor, acaso, razões sempre haverá para resultados inesperados.
O fato, porém, é que o time de Odair Hellmann terá em campo seus jogadores mais essenciais como Lomba, Moledo, Dourado, Patrick e Nico Lopez. No banco, estarão outros dois de bela folha corrida em clássicos, D'Alessandro e Damião. O contexto do Beira-Rio lotado e confiante tanto pode ajudar o anfitrião, o que me parece mais provável, como também desconcentrá-lo caso acreditem, time e torcida, que a vitória chegará por inércia.
Do outro lado, o atual campeão da Libertadores não conta com Kanemann, Maicon e Everton, um desfalque de protagonista por setor. Ao mesmo tempo, o conceito de jogo do Grêmio sobrevive às ausências. Pela amostragem do empate contra o Santos, Thaciano deve estar entrando no time para jogar com Cícero na dobradinha de volantes. Matheus Henrique recém voltou a jogar bola. A volta de Luan é a melhor notícia para os gremistas.
Se cada Gre-Nal traz seus personagens do momento em cima dos quais se fazem teses e projeções, há outros fatores que estão sempre presentes no clássico. Por exemplo : a rivalidade, a disputa palmo a palmo por espaço e, às vezes, um desafio atravessado do clássico anterior que pode levar a excessos.
Se os colorados quiserem de alguma forma vingar a fala de Renato Portaluppi feita logo após o clássico da Arena, quando disse que foi o confronto de um time de primeira contra outro de segunda divisão, a chance de virar o fio na motivação pode levar a faltas demais, pilha demais, pressa e erro.
Melhor para o favorito do clássico é que a partida seja normal e que ele possa jogar do seu jeito. Para o Grêmio, um Inter desconcentrado e impreciso pode virar a senha para a vitória. O estádio colorido e animado será moldura ideal para este Gre-Nal. Quando o apito soar, só quero que os times sejam o espelho de Odair e Renato, que jamais recomendariam pontapé como forma de alcançar o objetivo. A RBSTV mostra ao vivo às 16h.