Moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes deverão ter acesso a produtos da linha branca com 15% de desconto. Os fabricantes já teriam garantido ao governo federal a possibilidade de redução dos valores, como forma de auxiliar na reposição de itens perdidos. O custo seria absorvido pelos empresários.
— Já pedi para o Alckmin conversar com os companheiros que fabricam a linha branca para que levem em conta que a gente vai ter de oferecer produtos da mesma qualidade, mas mais baratos no Rio Grande do Sul. Pedi que o setor também possa dar contribuição, como aconteceu com o setor da carne — disse o presidente Lula, em discurso após o anúncio de novas medidas do governo.
No início da semana, empresários do setor de proteína animal anunciaram a doação de 2 mil toneladas de produtos ao Estado.
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin já discutiu com fabricantes de eletrodomésticos uma alternativa para auxiliar os gaúchos.
Ainda não há data definida para a aplicação do desconto aos produtos da linha branca. Também não foram divulgados os detalhes sobre as regras para inclusão no benefício.
O programa incluirá itens como fogões, geladeiras, lavadoras de roupa e micro-ondas. O governo avaliou comprar os produtos e distribuir aos moradores, mas em razão da complexidade da logística optou-se pelo pagamento do “auxílio reconstrução” de R$ 5,1 mil por família.