O governador Eduardo Leite solicitou uma reunião com o presidente Lula, em Brasília, na próxima semana. Ele pretende agradecer pelo apoio federal no socorro aos atingidos pelas enchentes e levar as demandas do Estado na etapa de reconstrução pós-tragédia. Até agora, o Planalto não respondeu à solicitação de agenda.
Desde o início do governo, Leite nunca teve uma audiência reservada com Lula. Em março, foi agendado um encontro no Palácio do Planalto para tratar da crise provocada pela estiagem no Estado, mas o presidente desmarcou em cima da hora, sem apresentar justificativa.
A agenda prévia do governador prevê compromissos em Brasília na próxima quarta-feira (27), mesmo dia em que uma comitiva de ministros deve retornar ao Estado para tratar da ajuda federal aos flagelados. Caso seja confirmada a viagem de Leite, os ministros serão recebidos pelo vice-governador, Gabriel Souza, que coordena as ações do Piratini no Vale do Taquari.
Até agora, estão previstos na comitiva os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).
O presidente Lula não visitou o Estado após as enchentes. Auxiliares não descartam a viagem, mas até agora não há data definida.