Embora seja revestido de um significado simbólico para o Rio Grande do Sul neste momento, o investimento anunciado pela General Motors em Gravataí é o menor da história da unidade, em termos reais (com a inflação descontada dos valores nominais). Conforme Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, isso se deve ao fato de ser aporte só para um modelo. O executivo falou com a imprensa depois da cerimônia que incluiu homenagem aos voluntários que atuaram no socorro aos colegas e à comunidade. E resistiu a todas as tentativas de especificar o "modelo inédito no mundo" para a GM, não sem sorrir toda vez que se mencionava o esperado SUV compacto. Também afirmou que "os consumidores" são responsáveis pela inclusão dos elétricos nos planos da montadora, mesmo confirmando que o novo modelo ainda será a combustão. E evitou comentar um assunto que incomoda a montadora, a renovação do incentivo federal maior para o Nordeste, onde a BYD está investindo R$ 5,5 bilhões e a Stellantis, R$ 13 bilhões.
Por que o anúncio, em valores reais, é o menor da história da GM em Gravataí?
Só pense que, nesse caso, trata-se de investimento para um novo modelo só. Em outros casos, era para família. A família já está sendo renovada, esse planejamento já está sendo feito com o ciclo de investimentos anterior. Então, é um investimento de tamanho importante.
Está condicionado por incentivos melhores em outros Estados?
Realmente, temos uma presença importante fábrica de Gravataí, um complexo industrial moderníssimo, uma das melhores e mais modernas fábricas do mundo. O que estamos fazendo é trazer um modelo adicional, além de Onix e Onix Plus, que vai ser um complemento para atender segmentos onde hoje não estamos vendendo.
Será um utilitário compacto?
(sorrindo) Não estou falando ainda sobre os detalhes desse novo modelo, até porque divulgaremos futuramente. Mas é um segmento onde hoje não estamos e entendemos que vai ser muito do agrado do consumidor, que procura modernidade, que procura novos estilos.
Quando será definido?
As vendas começam em 2026, e ainda até anunciarmos as características, vai passar um tempinho. Já temos a segmento, motorização, uma proposta de design, está belíssimo. E é só o que posso dizer hoje. Nos próximos dias, estaremos anunciando os demais investimentos que fazem parte dos R$ 7 bilhões. Quisemos parar primeiro em Gravataí por se tratar de um momento importante para a comunidade, para dar um sinal de confiança e de apoio e por se tratar de um modelo novo no portfólio que chama poderosamente a atenção.
Haverá uma segunda camada de investimentos da GM no Brasil, além dos R$ 7 bilhões já anunciados?
Sim, está de pé, vamos fazer. Falta definir um componente para poder anunciar.
*Colaborou João Pedro Cecchini