A procura por apartamentos em Porto Alegre disparou 40,2% em junho, na comparação com maio, mostra levantamento da startup Loft, feito com base em anúncios em sua plataforma de compra e venda de imóveis.
Essa plataforma é considerada a maior da Capital por reunir as ofertas de várias imobiliárias, como Auxiliadora Predial, Guarida e Foxter.
Segundo gerente de Dados da Loft, Fábio Takahashi, costuma existir busca maior por apartamentos, mas esse hábito se intensificou:
— Percebemos uma movimentação por adquirir moradia em local não afetado por enchente e inundação.
Antes dessa subida, a venda de imóveis havia despencado 55% em maio, mês do dilúvio no Estado. Conforme Takahashi, a procura por casas se manteve estável no período. O levantamento mostrou, ainda, que a preferência dos compradores é por unidades com dois dormitórios, dois banheiros e uma vaga de garagem.
— Chama a atenção também as mudanças nas preferências por comodidades como churrasqueira e academia. Em maio, a utilização do filtro churrasqueira caiu 15%, enquanto a do filtro academia subiu 27%.
Na Foxter Cia.Imobiliária, que é parte do sistema da Loft, os os bairros mais procurados no período foram Petrópolis, Centro Histórico, Jardim Itu, Morro Santana e Partenon.
*Colaborou João Pedro Cecchini