Enquanto aguardam um pacote mais robusto para reconstrução, empresas ajudam o Rio Grande do Sul com medidas de iniciativa própria.
É nesse cenário que nasce o selo Empresa Gaúcha, para incentivar o consumo de serviços do Estado. Será exposto em fachadas, pontos de venda, redes sociais e sites de comércio eletrônico. A Quincy Store e o Estúdio Balboa são responsáveis pela idealização. A Imobi já espalhou o selo em cerca de 300 painéis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A agência HOC cria estratégias publicitárias para ampliar o alcance da iniciativa. Qualquer empresa gaúcha pode baixar o selo gratuitamente aqui e já usar.
Telemedicina gratuita
Especializada em atendimentos médicos, a Ecco Salva oferece serviço de telemedicina grátis para toda a população de Porto Alegre. A ação ocorre desde o início da enchente.
Dicas tributárias grátis
A consultoria gaúcha Diferencial Tributária selecionará 10 empresas do Estado para um programa gratuito de aconselhamento de gestão tributária. Serão cinco startups que atuem no enfrentamento da crise e cinco pequenos negócios impactados pela enchente. Empresas interessadas em participar devem contatar dayane@diferencialtributaria.com.br.
Recursos para construir casas
Com sede em Santa Maria, a Construtora Jobim doou dois apartamentos e uma joia, avaliados em cerca de R$ 500 mil, para uma rifa que arrecada recursos para construir 4 mil casas em 78 cidades gaúchas. As casas terão dois dormitórios, com 54 metros quadrados, ou três dormitórios, com 67 metros quadrados. Cada residência custa, em média, R$ 100 mil.
*Colaborou João Pedro Cecchini