Não só empresas de diversos segmentos estão empenhadas em ajudar os afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, mas também de diferentes partes do mundo.
Plataforma de varejo com sede na China e de propriedade do Grupo Alibaba, o AliExpress fará uma doação de R$ 1,4 milhão por meio da Central Única das Favelas (Cufa). São cerca de 150 mil itens, entre alimentos e cobertores. Além disso, enviará drones para ajudar no monitoramento de áreas de risco.
Botes, carros e mais doações
Com sede em Porto Alegre, o Grupo Imobi, responsável pela instalação de diversas placas de ruas na Capital, doou oito botes para resgate de vítimas do desastre no Estado. Além disso, forneceu 10 carros à Defesa Civil. Foram realizados cerca de 600 ações com a frota, estima a empresa. Também fez uma doação em dinheiro de R$ 100 mil.
Donativos vêm dos vizinhos
A Quantum Engenharia, especializada em energia com matriz em São José (SC) que integra a parceria público-privada da iluminação pública de Porto Alegre, IP Sul, envia dois caminhões com donativos ao Rio Grande do Sul. Com ajuda de cerca de 300 funcionários, a Quantum arrecadou água potável, mantas e itens de higiene. A primeira carga já foi entregue à Defesa Civil de Porto Alegre. Nesta quarta-feira (22), sai o caminhão que atenderá Canoas.
200 kits para crianças
A editora e distribuidora de livros gaúcha Vitrola, em parceria com empresários do setor, doou 200 kits infantis, que incluem mochila, caderno, livros, lápis, caneta, borracha. Os donativos são centralizados na Casa Marvin Grinn, em Santa Maria, e enviados para as crianças do município e de outras regiões, Sinimbu, Roca Sales, São João do Polêsine, Restinga Seca e Formigueiro. Também arrecada brinquedos, materiais escolares, livros infantis e infanto-juvenis para ajudar as crianças na volta às aulas.
Mônica ajuda famílias atípicas
Parque temático da Turma da Mônica em Gramado, a Vila da Mônica destina parte do valor dos ingressos adquiridos entre 15 e 31 de maio para o Instituto Colo de Mãe, entidade de Porto Alegre que recebe pessoas autistas e com deficiência. Os tickets podem ser comprados no site viladamonica.com.br e utilizados entre junho de 2024 e junho de 2025.
*Colaborou João Pedro Cecchini