A coluna havia publicado a criação de uma linha específica do Banrisul de capital de giro para empresas - dinheiro necessário para a operação, como compra de insumos e pagamento de fornecedores - mas recebeu queixas de leitores que havia problemas na concessão.
Por isso, voltou a ouvir o banco, mais especificamente o diretor de crédito, Ivanor Duranti, para entender melhor as condições e as restrições. Segundo Duranti, linhas que estão com pouco prazo de extensão de pagamento são de repasses do BNDES que ainda não tiveram extensões regulamentadas pelo banco federal, como o PEAC FGI.
Nesse caso, por sua conta e risco o Banrisul suspendeu a cobrança só até o final do mês, mas aguarda orientações do BNDES também para essa linha, já que a instituição anunciou carência de 12 meses em outras linhas, como crédito e investimento agrícolas, Finep e Finame, além do BNDES Automático.
A coluna aproveitou para explicar melhor como funciona o financiamento para capital de giro da Conta Única, que tem limite de contratação de até R$ 7 bilhões e uma condição rara no mercado financeiro: devolução do principal só no final do prazo, de cinco anos.
Essa linha pode ser contratada por autosserviço, pelo site ou pelo aplicativo do Banrisul, portanto é acessível 24 horas por dia, sete dias por semana.
As condições do capital de giro via Conta Única
- Já está em operação e há centenas de contratações acertadas
- Houve teste-piloto que começou no início de maio, depois foi estendida a todos os clientes a partir da semana passada
- Não é necessário abrir nova conta, quem já for cliente será atendido
- O limite do crédito depende do fluxo de caixa de cada cliente
- Diante do fato de que muitas empresas perderam condições de dar patrimônio como garantia, o banco está aceitando alternativas. Dá preferência a recebíveis, mas se o cliente não puder dar como aval créditos a receber, pode discutir outra opção com seu gerente
- Quem contratar essa linha tem de pagar o juro mensalmente, mas pode devolver o dinheiro do principal de acordo com sua disponibilidade. No limite, pode ser no prazo final, de 60 meses ou cinco anos
- Para contratar, é preciso ter cadastro no banco e não pode ter impedimento de crédito, ou seja, não pode ter pendências no mercado bancário.
- Não há restrição a municípios em calamidade ou emergência: a linha está disponível para todos os clientes.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui