O tamanho do esforço que terá de ser feito para acolher desabrigados e até quem não perdeu a casa, mas está com dificuldade de abastecimento, especialmente em cidades ilhadas no Interior, está mobilizando um número crescente de empresas.
Desde o agravamento da enxurrada no Estado, a construtora gaúcha Melnick já doou cestas básicas e de mais de 2 mil galões de água. Em paralelo, mobilizou seus funcionários e está incentivando a comunidade a se unir para ampliar a corrente de solidariedade formada para ajudar os atingidos pelo provável maior desastre da história do Rio Grande do Sul.
A equipe da empresa organizou a doação de colchões, cobertores e roupas de cama aos desabrigados.
Outra frente envolve parceiros do mercado imobiliário e a comunidade. A Melnick abriu um ponto de coleta de itens de necessidades básicas no Square Garden Destemperados, na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Silva Só (com entrada pela Rua Felipe de Oliveira, 35). Lá, recebe itens de higiene e limpeza, água e ração para os animais.
O espaço já está aberto nesta sexta-feira (3) até as 19h e no sábado até as 16h. Depois, o material coletado será direcionado, sob orientação da Defesa Civil, para pessoas desalojadas que estão em abrigos temporários na Capital e Região Metropolitana.
Entidades de contabilidade também se mobilizam
Sete entidades contábeis do Estado se uniram em solidariedade às comunidades atingidas pela enxurrada. CRCRS, SesconRS, Sescon Serra Gaúcha, Sescon Vale do Taquari, Fecontábil RS, Ibracon e Fenacon organizaram a ação "Conta Conosco RS", com propósito de oferecer auxílio imediato às regiões prejudicadas.
O objetivo é arrecadar recursos que serão direcionados para mitigar o impacto da inundação e auxiliar na reconstrução das áreas e rotinas afetadas. A contribuição é via Pix, com a chave de e-mail financeiro@sesconrs.com.br.
Para lembrar: para a urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui