Nesta quinta-feira (9), mais dos bancos se somaram aos que já criaram condições especiais para os clientes atingidos pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. Também já ofereceram facilidades Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Banrisul.
Além das ações de maior fôlego que fazem parte do pacote de R$ 50 bilhões do governo federal - como a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários do Estado -, a Caixa adotou medidas específicas para seus clientes.
Sicredi
- Adiamento de parcelas dos empréstimos e dos financiamentos
- Bloqueio de protestos e negativações automáticas de títulos.
- Adiamento de parcelas de seguros e da vigência dos contratos patrimoniais, com prioridade no atendimento.
- Flexibilização das condições de resgate para produtos de investimentos e previdência.
- Isenção de pagamento de multas e juros por atraso em consórcios.
- Aceleração da emissão de segunda via de cartões, sem custos adicionais, e na substituição de maquininhas danificadas.
Caixa
Penhor: dispensa de encargos por atraso na renovação dos contratos, de forma automática, por 90 dias, a partir da data do decreto e suspensão de leilão das garantias pelo prazo do decreto.
CDC: pausa no pagamento de até 6 prestações. Novas contratações podem ser realizadas com carência de até 90 dias para o pagamento da primeira prestação. *No prazo de 90 dias contabiliza-se da carência inicial de 60 dias + o prazo de 30 dias para o pagamento da primeira parcela do contrato.
Crédito consignado: redução da taxa para 872 convênios do Rio Grande do Sul. Possibilidade de aumento do prazo de concessão.
Captação: flexibilização para o resgate de aplicações (LCI, LCA e CDB Flex ou Progressivo) que estão dentro do período de carência negocial e que não possuam bloqueios;
Crédito rural: para investimento, clientes com parcelas a vencer até o final do ano safra 2024/2025 poderão solicitar de forma simplificada a prorrogação do vencimento por 12 meses, com as mesmas condições originais. Para custeio, as operações poderão ser prorrogadas de forma simplificada por até 24 meses, com pagamento de 50% do saldo devedor em 12 meses e os 50% restantes ao fim dos 24 meses.
Giro Caixa Fácil PJ: contratação nas modalidades de exclusivo aval com possibilidade de 6 meses de carência e até 30 meses para amortização e pausa no pagamento por até seis prestações.
Crédito Especial Empresa Pós: pausa no pagamento por até seis prestações e contratação com taxas especiais.
BCD - Aquisição de Máquinas e Equipamentos: pausa no pagamento por até seis prestações e financiamento para investimento fixo com possibilidade de 6 meses de carência e até 60 meses para amortização.
Pronampe: aumento do prazo de contratos de que estão em fase de amortização mediante recalculo das prestações para 72 meses.
Renegociação PF e PJ: pausa no pagamento por até 6 prestações.
Crédito Especial Empresa: para grandes corporações, oferta de capital de giro para empresas com redução de taxas de juros e redução dos níveis de exigência de garantia disponíveis.
Giro CAIXA Empresarial: oferta de crédito solidário com 80% de garantia para as empresas que se enquadrem nos critérios do programa e estejam localizadas em municípios do RS. Além da redução da taxa de juros, possibilidade de até 12 meses de carência na contratação e de até 60 meses para amortização.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui