Depois da orientação da Acrefi para que os bancos flexibilizem a cobrança de clientes afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, Bradesco, Itaú e Santander já anunciaram condições especiais para seus clientes.
Para facilitar, a coluna vai agrupar aqui as ofertas de alívio em pagamentos já compromissados e redução de custos de manutenção de contas e cartões. No Santander, condições para grandes empresas serão avaliadas caso a caso.
O Banrisul foi consultado se já tem algum medida e, em nota, respondeu que, neste momento, "concentra esforços para atender suas demandas essenciais e urgentes" e vai adotar "ações de auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes" com "o retorno de uma estabilidade mínima".
Bradesco
- Condições especiais nas renegociações, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.
- Adiamento, por até 30 dias, do pagamento dessas linhas para os clientes da região, caso necessário. Suspende o sistema de cobrança feito por SMS, WhatsApp e telefone pelo prazo de 30 dias para clientes inadimplentes.
- Operação de emergência da Bradesco Seguros para o pagamento em caso de perda. Até o momento, está com guinchos e carros de apoio à população nas cidades. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento.
Itaú
Para empresas
- Suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede (maquininhas) por ao menos três meses.
- Repactuações de parcelamentos (pular parcelas) para clientes com essa necessidade.
- Manutenção de limites de crédito e oferta de novas linhas especiais.
- Clientes em atraso, mesmo antes da tragédia, terão a suspensão temporária de cobranças.
Para pessoas
- Isenção de tarifas e anuidade em conta corrente e cartões, suspensão de encargos de parcelamento de fatura e outros - até estorno de tarifas e juros, se necessário.
- Contato para avisar sobre a disponibilidade de cobertura de seguros de vida e patrimoniais.
Santander
Para pessoas
- Redução em até 20% nas taxas de juro do crédito pessoal, com até 40 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander
- Parcelamento de fatura de cartões de crédito ampliado de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio
- Adiamento das duas próximas parcelas do crédito imobiliário (casas própria)
- Renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela, com a possibilidade reduzir até 70% as seis primeiras parcelas, com prazo de até 120 vezes pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao
- Suspensão de ações de cobrança de clientes em atraso e negativações em maio;
- Renegociação de até 60 dias para pagar a primeira parcela para clientes da Santander Financiamentos
- Prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.
Para MEIs, micro e pequenas empresas
- Prazo de até 59 dias para pagar a primeira parcela da linha de capital de giro
- Mesma medidas de 2 a 7 adotadas para pessoas físicas
Banco do Brasil
EMPRESAS
1. Prorrogação de três parcelas para as linhas Reescalonamento PJ, Renegociação Massificada e Renegociação Especial, ou até seis parcelas, para as linhas BB Capital de Giro Digital e BB Financiamento PJ.
2. Isenção ou estorno de tarifas dos produtos Cobrança Bancária, Pagamentos em Lote e Débito Automático de clientes MPE por 60 dias (de 1º de maio a 30 de junho).
3. Rolagem do saldo devedor das faturas de cartões Ourocard não pagas integralmente durante o período de calamidade para o mês seguinte, sem encargos.
4. Suspensão de cobrança e de negativação de clientes de municípios afetados.
Atualização: na medida em que a coluna obtiver informações de outros bancos, vai atualizar esta nota para facilitar o acesso dos clientes.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui