Empresa que promove soluções sustentáveis em plástico, com sede em Feliz, a Plastiweber desenvolveu uma sacaria composta por 90% de plástico reciclado pós-consumo para uso da Tramontina. A embalagem protege tampas e panelas ao longo do transporte do produto até o consumidor final, incluindo casos de venda para o mercado externo.
Segundo a Plastiweber, desde o início da parceria, em janeiro de 2023, a Tramontina já consumiu 68 toneladas de embalagens produzidas com o material reciclado. Ainda segundo a empresa, partir desta parceria, já foi viabilizada a redução de emissão de 123.186 quilogramas de CO2 equivalente em gases do efeito estufa, além de reduzir o consumo de 186.152 quilowatts de energia elétrica, de 73.296 litros de petróleo e de 486.111 litros de água.
Além disso, a empresa estima que a iniciativa evita o envio de cerca de 61 mil quilos de resíduos plásticos para aterros sanitários.
– A Tramontina buscava uma embalagem de material pós-consumo que atendesse aos desafios técnicos de proteção dos produtos para uma linha de panelas para o mercado exterior. Ou seja, o consumidor, ao receber o produto, também recebe em mãos uma embalagem mais circular, que gera diversos impactos na cadeia de valor. Isso mostra a preocupação de uma grande marca com as urgências de uma transição circular, um novo paradigma ESG no mercado e as exigências dos consumidores por alternativas sustentáveis, benéficas e eficientes — destaca o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.
Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber oferece embalagens secundárias com até 100% de material reciclado para aplicações de alto desempenho. Segundo a empresa, de janeiro a setembro, suas atividades possibilitaram a redução de emissão de 10 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2), além de evitar o consumo de cerca de 6 milhões de litros de petróleo e 16 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 4.612 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.
– A Tramontina tem em sua essência o compromisso em contribuir com a preservação dos recursos naturais e com a qualidade de vida das pessoas. Compreendemos a importância de fazermos a nossa parte e de seguir investindo em soluções ambientalmente corretas de acordo com os critérios ESG – salienta Lizandra Marin, gerente de sustentabilidade da Tramontina.
*Colaborou Mathias Boni