Depois de esperar mais de sete meses para assumir a Corsan, sua nova controladora, a Aegea, já fechou cem dias no comando da empresa de saneamento que atende a mais de uma centena de municípios gaúchos.
No balanço das entregas já feitas nesse período, a empresa destaca ter refeito toda a rede de abastecimento de água entre Imbé e Tramandaí.
Nessa ampla reforma, os sistemas foram integrados, com ganho de eficiência operacional e redução do risco de desabastecimento nas duas cidades durante o verão. Também concluiu a estação de tratamento de água de Capão do Leão, cuja obra havia sido iniciada ainda em 2020 e seguia incompleta. A obras faz parte do complexo com capacidade para armazenar até 200 mil litros e foi orçado em R$ 5,5 milhões.
A nova controladora da Corsan anunciou o investimento de 1,5 bi ao ano para funcionamento e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário, totalizando R$ 15 bi até 2033. Se não houve mudança no cronograma, esse é o prazo estabelecido por lei federal para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. Para alcançar esse desafio, a empresa terá de entregar 150 quilômetros de tubulação a cada mês.
A empresa também já admitiu que fará esse esforço com um terço a menos de funcionários. Neste mês, a Aegea foi a primeira colocada no ranking Melhores Práticas, com levantamento da Fundação Dom Cabral e publicado pelo jornal Valor Econômico. A avaliação considera inovação, ESG/governança, pessoas, ESG/socioambiental e visão de futuro.