O Instituto Caldeira está instalando um campus de inovação e criatividade no DC Shopping. A ideia é ter um polo de educação e conhecimento, recebendo estudantes dos programas Nova Geração e Geração Caldeira, que buscam capacitação para que jovens de 16 a 24 anos da rede pública de ensino desenvolvam habilidades que contribuam para seu ingresso no mercado de trabalho de tecnologia e inovação.
A área será de 700 metros quadrados. Ainda sem data oficial de abertura, o espaço no shopping terá ambientes de aula conectados e distribuídos sem muitas barreiras físicas, com arquibancadas modulares dispostas ao longo de janelas, criando espaços informais de conversa e trocas.
— Será um ambiente onde a aprendizagem, a colaboração e a criação de soluções se fundem para intensificar esse mercado efervescente de inovação que se tornou o Rio Grande do Sul — aponta Marise Mariano, superintendente do DC Shopping e presidente da Fundação A.J. Renner, uma das fundadoras do Instituto Caldeira.
Além das salas de aula, o centro de educação terá áreas multiuso e um local para reuniões e mentorias individuais, promovendo capacitação em tecnologia da informação e na nova economia.
— Para o Instituto Caldeira, é muito importante ampliar as fronteiras e instalar um novo espaço de educação do Campus Caldeira no DC Shopping. O objetivo é ampliar o alcance dos programas de formação de jovens do Caldeira — comenta Felipe Amaral, líder do Campus Caldeira.
No Campus Caldeira do DC Shopping, os estudantes do Nova Geração e Geração Caldeira terão acesso a eventos e encontros relacionados à educação. Para participar do Nova Geração é preciso ter de 16 a 24 anos, ter estudado em escola pública ou ter tido bolsa de, no mínimo, 50% em escola particular, além de morar no Rio Grande do Sul. Na última turma, foram selecionados 5 mil participantes. Desses, 200 foram selecionados para o Geração Caldeira, iniciativa com taxa de empregabilidade de 95%.
* Colaborou Mathias Boni