A abertura de uma unidade no Boulevard Laçador, ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na quarta-feira (13), é o primeiro passo de uma expansão nacional do Grupo Zaandam.
A empresa que, em 2020, inaugurou um complexo gastronômico inspirado na cultura holandesa, em Nova Petrópolis, planeja criar uma rede de até 20 restaurantes temáticos em todo o Brasil nos próximos cinco anos.
— Os 20 restaurantes temáticos devem gerar cerca de 500 empregos diretos e 500 indiretos, além de alcançar R$ 200 milhões em faturamento — projeta o CEO do grupo, Rafael Nevinski.
Já está na mira do grupo, por exemplo, a abertura de unidades em Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná. Também planejam uma operação em Holambra, cidade próxima a Campinas, em São Paulo, que tem forte influência de colonização holandesa, que gerou uma economia bastante focada no cultivo de flores, tradição no reino dos países baixos.
O empreendimento inaugurado nesta semana em Porto Alegre recebeu investimento inicial de R$ 10 milhões. Tem capacidade para atender simultaneamente 450 pessoas, incluindo um biergarten holandês, onde os clientes podem degustar cervejas artesanais e petiscos típicos do país do norte europeu.
O grupo também já tem uma loja no Aeroporto de Guarulhos (SP), e iniciará a construção de uma fábrica de mil metros quadrados em Feliz no primeiro semestre de 2024.
* Colaborou Mathias Boni