Conforme levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio da Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo), a JBS e a cadeia produtiva ligada à empresa no Rio Grande do Sul movimentaram o equivalente a 1,6% do PIB gaúcho em 2020, contribuindo para a geração de 2,7% dos empregos do Estado no período.
O estudo foi encomendado pela empresa para analisar o impacto socioeconômico de suas atividades em todo o Brasil.
Conforme o levantamento, a contribuição da JBS para o PIB do Rio Grande do Sul foi de R$ 7,3 bilhões. A empresa foi responsável por 166.383 empregos diretos, indiretos e induzidos no Estado. O dado considera as operações da Seara, parte do grupo, que responde por 78.104 empregos no Estado.
Para chegar aos números obtidos no estudo, os pesquisadores consideraram o efeito inicial (a partir das próprias unidades), o direto (relacionamento com fornecedores de insumos), o indireto (impactos ao longo da cadeia de suprimentos) e o de renda (indução da atividade econômica).
A JBS tem cerca de 145 mil colaboradores em suas unidades, centros de distribuição e escritórios. O número de vagas ligadas às cadeias de produção relacionadas à companhia soma um número próximo a 2,9 milhões, segundo a pesquisa da Fipe.
* Colaborou Mathias Boni