Com o mercado "mordido" pela gaúcha Grendene e sua marca Ipanema, a Havaianas participa pela primeira vez do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que ocorre de 22 a 24 de maio no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado.
Líder em calçados abertos, a Havaianas vê o evento como oportunidade de ampliar sua presença em lojas especializadas em diversos tipos de sapatos. A marca levará para o seu estande próprio novidades em chinelos, rasteirinhas, calçados fechados e acessórios.
Atualmente, a marca tem cerca de 730 lojas só de Havaianas espalhadas em 130 países, entre franquias e próprias. No Brasil, existem ao redor de 300 mil pontos de venda. A Havaianas é uma marca da Alpargatas, criada oficialmente em 1962. A indústria tem seis unidades fabris no Brasil e 16 mil colaboradores no mundo.
Nesta semana, uma das sócias da empresa, a Cambuhy - da família Moreira Salles, que também está no grupo de controle do banco Itaú - anunciou uma oferta pública de ações, com objetivo de aumentar sua participação societária nesta indústria de calçados, com valor estimado de R$ 336 milhões. Os papéis, que acumulavam queda de 50% no ano, subiram 17%. Atualmente, o controle da Alpargatas está com a Itausa, que também tem a família Moreira Salles entre seus acionistas.
* Colaborou Mathias Boni