A criatividade na nas formas de remunerar funcionários é a estratégia desenvolvida por empresas de pequeno e médio porte para não perder talentos. É o que indica estudo da Evermonte Executive Search, empresa especializada no recrutamento de executivos com sede em Porto Alegre.
O levantamento Pesquisa de Remuneração de Diretoria Executivo ouviu 3.127 executivos de todo o país e mostra que a retenção dos profissionais se tornou ainda mais desafiadora com a alta da inflação e a disputa por talentos.
Segundo Felipe Ribeiro, sócio e cofundador da Evermonte, no ano passado empresas de grande porte reforçaram estruturas de remuneração para reter seus principais executivos, por ter caixa mais sólido e bom relacionamento com o mercado financeiro:
— Empresas de tecnologia receberam aportes robustos de fundos de investimento sem pressão forte por resultados de curto prazo, o que "inflacionou" remunerações de diversas cadeiras executivas. As menos capitalizadas tiveram de ser arrojadas nos incrementos de remuneração para garantir a atração e retenção de seus executivos.
Alguns exemplos de novos benefícios que estão integrando pacotes oferecidos são auxílio home office, moradia para executivos transferidos para outras cidades, créditos corporativos em aplicativos de transporte, sessão de psicoterapia e plataformas de bem-estar.
Entretanto, as empresas de maior porte também levam vantagem nessa montagem: tiveram mais facilidade em implementar novos benefícios, enquanto as menores tiveram de introduzir novas formas de remuneração, como estruturas de stock option (quando um funcionário compra ações da própria empresa), ou seja, passa a ser parte da "sociedade", ainda, que com uma fatia muito pequena.
— Em 2021, apenas 21% das companhias de pequeno porte tinham estruturas de stock option. Já no ano de 2022, o percentual subiu para 28%. Em empresas investidas por fundos de private equity ou venture capital, o número chega a 37%. Com essa estratégia, projetos com mais riscos se tornam mais atrativos para executivos que tenham perfil empreendedor — diz o executivo.
* Colaborou Camila Silva