Com 12 anos de atuação e três unidades próprias em operação - duas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo, a rede gaúcha de comida mexicana Oak’s California Burritos retoma projeto de expansão nacional por meio de franquias.
Menos duas semanas depois da retomada do projeto, a rede já tem uma unidade operando como franquia no Rio de Janeiro e uma negociação em estágio final para outra na região metropolitana de Porto Alegre, além de tratativas com investidores de Santa Catarina.
A rede havia lançado um sistema de franquia em 2018 com outro modelo, em que a administração do Oak’s arrecadava dinheiro de investidores, abria uma unidade e distribuía os lucros da operação entre os participantes. Surgiram quatro restaurantes nesse formato: um no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Com a pandemia, em 2020 duas foram fechadas.
— Na pandemia, precisamos de uma gestão de emergência, porque o setor de restaurante sofreu muito e de forma brusca. Por sorte, já tínhamos delivery, o que deu certa segurança, mas sofremos como todo o setor. Enquanto esperávamos o mercado estabilizar, começamos a olhar para dentro. Em 2022, uma consultoria especializada nos guiou até a nova abertura para franquias — relata o sócio Rafael Machado.
No novo modelo, o investimento para abrir uma unidade diminuiu, passando de até R$ 700 mil para a partir de R$ 340 mil. Também foram reduzidas as necessidades de espaço para a unidade, que passou para 25 metros quadrados, e o número de profissionais para operar.
— Esse modelo foi pensado para que o investidor tenha mais rentabilidade. O tamanho reduzido permite abertura em shopping — reforça outro sócio-fundador da rede, Filipe Leite.
* Colaborou Mathias Boni