Está prevista para este sábado (17), em Canoas, a abertura da primeira unidade Outbêco no no Rio Grande do Sul. O nome não é acidental: o negócio nasceu inspirado na rede - que apesar do nome australiano é de origem americana - Outback.
O criador da marca é o empreendedor carioca Daniel Félix, de 48 anos. Ele atuava com franquias de cursos de idioma até ter a ideia de abrir uma rede com foco nas periferias do Brasil. O próprio Félix é nascido e criado em uma comunidade do Rio de Janeiro.
O primeiro Outbêco foi aberto na Favela da Pedreira, na zona norte da capital fluminense, em agosto de 2020, em plena pandemia. Hoje, rede tem 240 lojas vendidas e 126 operando, além do Rio, no Espírito Santo, na Bahia e no Distrito Federal, além de uma operação na cidade do Porto, em Portugal.
— Meu objetivo, além de levar comida de qualidade a mais regiões das grandes cidades, é que as pessoas das periferias também tenham oportunidade de empreendimento com preços populares de verdade — destaca Daniel.
Para 2023, o empreendedor projeta a abertura de ao menos mais cem restaurantes no Brasil, dos quais cerca de duas dezenas no Rio Grande do Sul. Félix também negocia para aumentar a presença da marca na Europa no próximo ano, mirando principalmente França e Espanha.
* Colaborou Mathias Boni