Fundada em 2019 pela porto-alegrense Aldren Flores, a Mais Afro é uma empresa criada com o propósito de permitir maior equidade racial no mercado de trabalho e nos negócios por meio do conhecimento.
Com curadorias publicadas em sua página no Instagram, o projeto mapeia e apresenta perfis de profissionais e empreendedores negros em todo o Brasil, além de compartilhar bolsas de estudos em cursos de aprimoramento profissional e realizar workshops de letramento e conscientização racial em empresas.
Formada em Marketing na Capital, Aldren sentia falta de encontrar mais colegas negros nas equipes de grandes empresas e agências de comunicação onde trabalhou. A partir dessa frustração, decidiu criar a Mais Afro para ajudar a transformar a realidade.
— Eu era sempre uma das únicas pessoas negras das equipes, então comecei a buscar profissionais negros para indicar sempre que uma vaga aparecia. Nesse processo, percebi que precisávamos ter um lugar em que a gente pudesse encontrar profissionais negros de todas as áreas, não só da comunicação, e assim nasceu o projeto — destaca Aldren.
O planejamento começou em 2017 e levou dois anos. Atualmente, a Mais Afro já fez curadorias e publicou perfis de mais de 2 mil profissionais e empreendedores negros em sua página no Instagram, em áreas como saúde, comunicação, moda, turismo, estética e gastronomia.
O projeto cresceu, e Aldren se mudou para São Paulo, com o objetivo de ampliar seu contato com o mercado nacional. Além de publicar perfis, a Mais Afro também oferece bolsas de estudos para estudantes negros em cursos de aprimoramento profissional, em empresas como Perestroika e Warren Educação, e também realiza workshops de conscientização e letramento racial em ambientes corporativos.
— A Mais Afro é toda baseada em conhecimento. A gente promove conhecimento e visibilidade com as publicações de perfis profissionais, ajudando pessoas a fazer cursos que farão diferença em suas carreiras, e também realizando workshops nas empresas, para dar mais consciência aos profissionais em relação a seus direitos e às companhias sobre como podem criar um ambiente de trabalho verdadeiramente seguro e saudável — reforça a empreendedora.
A iniciativa já distribui mais de 1,7 mil bolsas de estudos e realizou workshops para mais de mil participantes. Agora, a Mais Afro abriu um financiamento coletivo com o objetivo de lançar uma plataforma própria, para qualificar a experiência do usuário e possibilitar mais eficiência nas buscas. A expectativa é arrecadar R$ 140 mil, com o prazo final de contribuição previsto para 20 de dezembro.
Para incentivar doações, a empresa criou a campanha de recompensas com uma coleção de camisetas e ecobags desenvolvida em parceria com a ilustradora e designer gaúcha Ashanti, assim como cursos, oficinas e mentorias para os interessados em doar. A campanha também abre a possibilidade de patrocínio de empresas que tenham interesse em fortalecer o projeto. Contatos podem ser feitos pelo Instagram, no @maisafro.
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo