Com 3,5 mil habitantes, Arambaré tem uma superpopulação de atrações. Situada às margens da Lagoa dos Patos, ao sul de Tapes, o município dispõe de belezas naturais, como centenas de figueiras e praias desertas de água doce, além de participação histórica na Revolução Farroupilha.
Um dos responsáveis por apresentar esses atrativos aos visitantes é Leandro Pereira, fundador da agência de turismo Eco 360°. Nascido em São Leopoldo, já atuava na área há mais de 10 anos, até que em 2014 resolveu se mudar para Arambaré e iniciar o projeto.
— Escolhi abrir a agência em Arambaré por ser muito rica em natureza e em história, com potencial turístico muito grande. Focado nessa proposta de ecoturismo, decidi me instalar por aqui para poder crescer junto com a cidade — afirma Leandro.
Entre os roteiros oferecidos pela agência, o mais procurado é o "caminho das figueiras centenárias", encerrado assistindo ao pôr do sol em alguma praia. Arambaré é conhecida como a Capital das Figueiras. Além das cerca de mil árvores da espécie catalogadas, também é a casa da Figueira da Paz, que tem entre 500 e 700 anos e é a maior do Rio Grande do Sul.
— As figueiras não foram plantadas, cresceram naturalmente na região. No caminho das figueiras centenárias,temos trilhas de 5, 10 e 18 quilômetros, que passam ainda por um butiazal e acabam nas praias desertas da lagoa. No centro da cidade, ainda tem a Figueira da Paz, que além de ser a maior do Estado, é uma das maiores, senão a maior, de todo o Brasil — complementa o fundador da Eco 360°.
As praias de Arambaré são todas balneáveis. Segundo Leandro, o município é um dos poucos da Costa Doce que não despeja esgoto na Lagoa dos Patos. As árvores de butiás também crescem em abundância, principalmente no entorno da lagoa, assim como na vizinha Tapes.
Outro fator de atração do município é a sua relação com a Revolução Farroupilha. Como também conta o empreendedor, em Arambaré os imperialistas desembarcaram para atacar as tropas de Bento Gonçalves em batalhas a poucos quilômetros dali, na região de Pacheca, distrito de Camaquã.
No rio de mesmo nome, foi construído o famoso navio Seival, que Giuseppe Garibaldi e os farrapos usariam na tomada de Laguna. Recentemente, uma réplica do barco foi construída e colocada na Laguna dos Patos em Arambaré. A narrativa histórica com visita aos locais das batalhas está nos roteiros da agência. Ainda há almoços em piquetes da região, com comida campeira, "feita em panela de ferro e fogão à lenha".
— O turismo é a famosa indústria sem chaminé, porque tem essa capacidade de movimentar toda a economia da região. E quando trabalhado de maneira correta, também ajudar a preservar o ambiente, o que buscamos fazer. Temos uma natureza exuberante, com cultura campeira e uma história intimamente ligada à Revolução Farroupilha. São muitas opções de lazer, e a cidade ainda é pouco conhecida — pondera Leandro Pereira.
Serviço: Arambaré fica a cerca de 140 quilômetros de Porto Alegre. A agência Eco 360° faz passeios todos os dias, com roteiros sob demanda dos visitantes, e recebe grupos de qualquer tamanho, desde que agendados. O passeio completo pelo caminho das figueiras e pelas praias desertas, com duração de um dia inteiro, custa entre R$ 150 e R$ 200 por pessoa, com almoço. Em grupos maiores, o valor individual diminui.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br e mathias.boni@zerohora.com.br, ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Mathias Boni