Uma das imobiliárias mais tradicionais de Porto Alegre, a Auxiliadora Predial criou um programa de reformas para facilitar o aluguel ou a venda de imóveis. Com o Reforma Certa, dá consultoria aos clientes para dar aumentar a atração de potenciais interessados.
Segundo Érica Daniel Vitali, gerente de novos produtos, 50 já passaram por esse processo, dos quais 82% foram locados depois das mudanças. O tempo médio para encontrar um interessado e fechar contrato foi de 30 dias, enquanto a média dos não reformados é de três a quatro meses.
Na prática, o serviço funciona assim: a imobiliária analisa o imóvel a partir de uma visita técnica, ou até de fotos, e sugere as melhorias necessárias. A avaliação tem foco na valorização do imóvel por meio de dados e mapeamento de mercado, além da rentabilidade.
O acompanhamento passa pela avaliação do orçamento dos prestadores de serviço e acompanhamento da obra e dos fornecedores até a venda ou aluguel do imóvel. O serviço está disponível inclusive para imóveis que não estão na carteira da imobiliária, detalha Érica.
Os serviços incluem iluminação, revitalização de pisos, paredes e teto, avaliação das rede hidráulica e elétrica e instalação de móveis. O diretor de aluguéis da Auxiliadora Predial, Mário César Soares, estima que o imóvel se valorize em cerca de 25% depois da reforma.
Fundada em Porto Alegre em 1931, a Auxiliadora Predial atua no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo. Com 1,3 mil colaboradores, gerencia os bens avaliados em cerca de R$ 55 bilhões.
* Colaborou Mathias Boni