Um dos eventos pioneiros de inovação no Estado, a Mercopar deste ano terá uma versão sob medida Fórum Indústria Digital, realizado pelo E-Commerce Brasil, projeto nacional de fomento ao desenvolvimento do e-commerce por meio da educação.
A inclusão partiu do diagnóstico de que atuar no ambiente digital ainda é um desafio para o setor industrial: só 10% das fábricas brasileira faturam acima 40% com vendas online, conforme dados da Boa Vista.
Para ajudar as indústrias na jornada da digitalização, o evento terá Lucas Azevedo, da Juntos Somos Mais, maior rede online do mercado da construção civil, parceria entre Tigre, Gerdau e Votorantim, Rafael Teixeira Noal, da catarinense Weg, e Carol Moreno, especialista em e-commerce da Adobe. Vão compartilhar estratégias e exemplos de soluções e debater os novos caminhos da indústria no ambiente digital.
Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil, diz que foi feita uma versão sob medida para a Mercopar, com objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento técnico necessário para que a transformação digital, com ponto de partida no e-commerce, seja feita com excelência.
Segundo Daniele Guimarães, coordenadora de e-commerce do Sebrae- RS, o principal desafio para a indústria é a construção de uma presença digital que não rivalize com outros meios de venda. Nesse caso, diz, a venda online deve ser planejada para evitar conflito com os canais tradicionais. Mas lembra que ao compor as opções, é possível aumentar a chance de entrada de dinheiro novo no negócio.
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar se apresenta como "maior feira de indústria e inovação da América Latina" e será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.