Quem visitar a Mercopar — Feira de Inovação Industrial deste ano terá, pela primeira vez, a oportunidade de ver, em tempo real, um processo fabril que envolve ferramentas da indústria 4.0.
A demonstração será feita no espaço Célula Conceito 4.0, desenvolvido pela Rede RS em parceria com o Sebrae-RS e o Senai-RS. A 30ª edição ocorre entre 5 e 7 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, na Serra.
O objetivo da iniciativa é aproximar os empresários das práticas e ferramentas da indústria 4.0, mostrando que é viável usar tecnologias que melhorem processos e aumentem a produtividade, a qualidade e a flexibilidade.
Para Ayrton Ramos, diretor técnico do Sebrae-RS, o espaço ajuda a dar materialidade aos ganhos da utilização de tecnologias da manufatura avançada. Acrescenta que será a primeira vez que a Mercopar demonstrará ao público um processo fabril real.
Durante os três dias da feira, a empresa Metal Work, com sede em São Leopoldo, vai produzir no espaço 64 válvulas pneumáticas por hora. O espaço demonstrará a montagem da peça — utilizada em diversos tipos de máquina — a partir da implementação de tecnologias como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial.
Os recursos tecnológicos serão fornecidas por 13 empresas. A integração entre as tecnologias está sob responsabilidade dos especialistas do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul. O diretor regional do Senai, Carlos Artur Trein, explica que a produção irá resultar em um produto real.
Segundo o professor Néstor Ayala, coordenador da Rede RS Indústria 4.0, o diferencial da proposta da célula é que, em outras exposições, o processo era criado especificamente para mostrar as tecnologias da indústria 4.0.
— A indústria 4.0 é um quebra-cabeça que deve ser montado. Por um lado, pelo cliente, que precisa entender a montagem e, por outro, pelas empresas, que têm a necessidade de saber que fazem parte do processo. Esse é o grande desafio — afirma.
Considerada uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, em 2020 a Mercopar gerou cerca de R$ 128 milhões em negócios para segmentos como automação industrial, borracha, energia e ambiente, metalmecânico, plástico e eletroeletrônicos.
* Colaborou Camila Silva