Uma propriedade que seria o refúgio particular de uma família acabou se tornando abrigo para várias outras pessoas. Assim nasceu o Tedesco Eco Park, com florestas e lagos que oferece hospedagens em cabanas de luxo e atividades de lazer. A beleza do local, que fica ao norte de São Francisco de Paula, atraiu Globo e Disney, que nos últimos anos rodaram produções audiovisuais usando o parque como locação.
A família Tedesco comprou a área em 2017, vislumbrando possibilidade de negócios rurais. Impressionada com a natureza, mudou o plano e resolveu usar como local de lazer. Passado algum tempo, revisitaram a ideia do empreendimento comercial, apostando no ecoturismo. Virou expoente no Estado do “glamping”, como explica João Tedesco, um dos sócios-administradores:
— A palavra vem de "camping com glamour", mas na verdade é com mais conforto. É um modelo de hospedagem muito comum em países com paisagem semelhante à nossa, como Estados Unidos e Canadá, Chile e Argentina, e norte da Europa. As tendas têm estrutura para trazer todo o aconchego de um quarto de hotel para dentro da floresta, com energia elétrica, chuveiro aquecido, ar-condicionado, banheiro privado, lareira, cama king size e wifi.
Há 24 tendas, com tamanhos variados para receber entre duas e cinco pessoas. Com 20 hectares de área total (a propriedade toda tem 100 hectares), o Tedesco Eco Park ainda oferece atividades de lazer, tanto para hóspedes como para visitantes que desejam apenas passar o dia.
Entre as opções, estão navegar de barco ou caiaque no lago, fazer trilhas, andar a cavalo, praticar arvorismo, andar de quadriciclo ou bicicleta, jogar futebol e outros esportes. Há também espaço de recreação para crianças, um spa completo e um restaurante que oferece café da manhã, almoço, café colonial e jantar. A equipe tem 25 funcionários.
— O visitante chega aqui por um trecho de estrada de terra que passa por dentro da floresta, então é como se chegasse em um refúgio. A rotina hoje está muito acelerada, então é um ótimo lugar para desacelerar e relaxar, aproveitar a natureza, e voltar a se conectar mais com família e amigos próximos. O celular fica um pouco mais de lado, só aparece para tirar fotos — reforça João Tedesco.
A paisagem do parque, que recebe cerca de 15 mil visitantes por ano, chamou a atenção de produtoras do mercado audiovisual. A Globo usou a propriedade como hospedagem e locação durante as gravações da série Desalma, que estreou em 2020 e tem Cássia Kis e Cláudia Abreu no elenco. Neste ano, a Disney também gravou no local cenas de um filme que estreará na plataforma em 2023.
Serviço: o Tedesco Eco Park bre das 8h às 18h todos os dia. O valor do pacote para passar o dia, com café da manhã, almoço, café colonial e acesso a atividades de lazer, é de R$ 250, com descontos para crianças. A diária custa a partir de R$ 1.200, dependendo do número de pessoas e da data escolhida. Como o número de visitantes é limitado, mesmo visitas sem hospedagem devem ser agendadas.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br e mathias.boni@zerohora.com.br, ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Mathias Boni