O mercado gaúcho de inovação ganhará dois novos projetos de empresas do interior do Estado. Nascido em Tucunduva, o Grupo Essent investe R$ 6 milhões em complexo tecnológico em Horizontina. A GH Branding, de Santa Rosa, anunciou a compra da Nuvoni.
Desenvolvido em parceria com a Unicred, o complexo do Essent terá 1,1 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 320 pessoas em formato de coworking.
Segundo Guilherme Sturm, um dos nomes à frente do Essent, a escolha pela sede na cidade vizinha foi baseada no "apoio da prefeitura e nos incentivos fiscais" que potencializam a expansão dos negócios.
O grupo é composto por Essent Contabilidade, Essent Jus, Essent Agro. Além do complexo, vai lançar seu quarto projeto: a pré-aceleradora de startups Mira Labs. Ambos objetivam o reforço o objetivo do ecossistema de inovação na região.
— Há um abismo entre o período que um projeto deixa a incubadora de sua universidade e se torna uma startup em busca da aceleração do negócio. E a maioria das ideias morre nessa fase. Para ajudar o empreendedor a atravessar esse vale até o sucesso é que surge da MIra Labs, que tem ainda outras particularidades — explica Rodrigo Barichello, que assumirá o cargo de CEO da pré-incubadora.
O escritório de design de inovação GH Branding tem sede em Santa Rosa e também atua em Porto Alegre, São Paulo e São Francisco (Califórnia, EUA). Com a compra da Nuvoni, startup especializada em projetos de TI, projeta ampliar sua oferta de serviços no Vale do Silício.
— A nova operação tem muita sinergia e oportunidades de venda cruzada. A GH já crescia, agora aceleramos. Nosso ecossistema sempre tem oportunidades, tanto para melhorar a capacidade de relacionamento com o cliente, quanto para aumentar as chances de sucesso — afirma Gustavo Hansel, CEO da GH Branding.
* Colaborou Camila Silva