Porto Alegre subiu no ranking das melhores cidades brasileiras para empreender. A capital gaúcha subiu do nono lugar, no ano passado, para a sexta colocação do Índice de Cidades Empreendedoras, estudo produzido pela Escolha Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor.
No topo do ranking estão São Paulo e Florianópolis. As duas cidades mantiveram suas posições do ano anterior. Brasília e Rio de Janeiro saíram do "top 10". Para construir o estudo, os organizadores analisam aspectos como cultura empreendedora, ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano.
Segundo o levantamento, Porto Alegre se destaca em quatro indicadores. Em infraestrutura, ficou em quarto lugar, também ingressou no "top 10" em relação ao capital humano, ficando em nono lugar. Em termos de acesso a capital, a capital gaúcha se manteve no terceiro lugar, indicada como cidade com "boas oportunidades para crédito bancário." Em inovação, a cidade se manteve entre as 10 melhores, mas caiu uma posição: de oitava para nona.
Também integram o ranking as seguintes cidades gaúchas: Santa Maria (19ª), Caxias do Sul (36ª), Canoas (45ª), Pelotas (64ª) e Gravataí (79ª). Além de Porto Alegre, Canoas, na Região Metropolitana, é a única que está entre as 10 melhores em ao menos um dos aspectos avaliados. A cidade é a terceira em "mercado", o que significa queda de uma posição em relação ao levantamento de 2020. Aspectos como ambiente competitivo (que avaliam fatores como nível de renda e de empresas exportadoras) e crescimento do PIB foram mencionados como pontos positivos.
A sexta edição do estudo analisou o desempenho de 101 municípios em 2021. Segundo Diogo Costa, presidente da Enap, o ranking geral demonstra que o empreendedorismo continua concentrado em cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
— Entretanto, vemos que municípios do Nordeste e Norte têm experiências bem-sucedidas relevantes, que podem e devem ser replicadas no contexto pós-pandemia, especialmente porque uma das marcas da atualidade é o rompimento das barreiras físicas e instalação permanente de negócios digitais no país.
As 10 primeiras cidades no ranking
1ª - São Paulo (SP)
2ª - Florianópolis (SC)
3ª - Curitiba (PR)
4ª - Vitória (ES)
5ª - Belo Horizonte (DF)
6ª - Porto Alegre (SP)
7ª - São José dos Campos (SP)
8ª - Osasco (SP)
9ª - Joinville (SC)
10ª - Cuiabá (MT)
As cidades gaúchas no ranking
6ª - Porto Alegre
19ª - Santa Maria
36ª - Caxias do Sul
45ª - Canoas
64ª - Pelotas
79ª - Gravataí
* Colaborou Camila Silva